sábado, 9 de janeiro de 2010

Opções e futuros em Lisboa

- Diversos - Opções & Futuros - Espaço Fundação PLMJ (Rua Rodrigues Sampaio, 29 – Lisboa), de 6 de Janeiro a 13 de Fevereiro 2010
- André Romão - Kunsthalle Lissabon (Rua Rosa Araújo, 7-9 – Lisboa), de 8 de Janeiro a 14 de Fevereiro 2010
- Susanne Themlitz – Galeria Ermida Nossa Senhora da Conceição - Mercador do Tempo (Travessa do Marta Pinto, 12 – Lisboa), de 09 de Janeiro a 07 de Fevereiro 2010
- Gonçalo Sena e Paulo Brighenti - Baginski, Galeria/Projectos (Rua Capitão Leitão, 51-53 – Lisboa), de 20 de Janeiro a 6 de Março 2010

Susanne Themlitz, "O Estado do Sono", 2008 (do blog alexandrepomar.typepad.com)


Jovens Artistas mostram tendências da Arte
.

No Espaço Fundação PLMJ, a 5ª edição do projecto “Opções & Futuros” reúne obras de 13 jovens artistas, recentemente adquiridas pela Fundação PLMJ.

A exposição oferece uma panorâmica das tendências da arte em Portugal dada a diversidade de temas e de técnicas das obras expostas e até dos percursos artísticos de Ana Janeiro, Ângelo Ferreira de Sousa, Beatriz Albuquerque, Carla Cruz, Carlos Noronha Feio, Dalila Gonçalves, Gabriel Abrantes, Isabel Brison, Isabel Ribeiro, Joana Bastos, José Nuno Lamas / Valter Ventura, Luísa Mota e Vasco Barata.

Na Kunsthalle Lissabon, André Romão apresenta “O Inverno do (Nosso) Descontentamento”, uma série de obras sobre o tema da mudança. A exposição integra o ciclo “O Estado Perfeito” e dá continuidade a exposições anteriores: “Nada dura para sempre” (Galeria Pedro Cera) e “Tudo dura para sempre” (Museu da Cidade). O artista vem tratado a problemática do indivíduo em sociedade, confrontado com a passagem do tempo e os riscos e medos da mudança.

André Romão nasceu em Lisboa em 1984 e expõe desde 2000. Em 2007, foi o vencedor do Prémio EDP Novos Artistas 2007.

Susanne S.D. Themlitz (n. Lisboa, 1968) apresenta na Galeria Ermida Nossa Senhora da Conceição a instalação intitulada “Silêncio” – que dá continuidade à série “Paisagens Paralelas - Parallel Landscapes”, que iniciou em 2007.

“Silêncio” é composta por cinco esculturas em bronze e alumínio, apresentando uma desafiadora combinação de elementos relacionados com o mar, a pesca, o tempo suspenso, a paisagem invisível.

A galeria Baginski vai apresentar duas instalações (pintura, escultura, desenho e fotografia), de Gonçalo Sena (n. Cascais, 1984) e Paulo Brighenti (n. Lisboa, 1969), entre 20 de Janeiro e 6 de Março.

Sem comentários: