segunda-feira, 4 de outubro de 2010

FERNANDO PERNES (1936-2010)

Conheci o Prof. Fernando Pernes na ESBAP no final dos anos 70. Dessa época, é a foto seguinte, onde se vê José Coelho dos Santos, Fernando Pernes, Júlio Resende, Carlos Martins, Silvestre Pestana, Zulmiro de Carvalho, Francisco Laranjo, entre outros.
.
Chaves, 1978

Pintor moderno, Fernando Pernes dedicou-se sobretudo à crítica de arte e ao ensino na então ESBAP (actual FBAUP). O seu sonho era, sempre foi, a criação de um Museu de Arte Contemporânea na cidade do Porto – o que tentou primeiro fazer através do Museu Soares dos Reis e, finalmente, no contexto da Fundação de Serralves. Pela sua acção pedagógica e de difusão das artes nacionais, mas em grande parte pelo seu contributo em Serralves – de que foi muito justamente o primeiro director artístico – deve ser considerado um dos maiores protagonistas da cultura portuense e figura de relevo da história da cultura portuguesa do século XX.

A vida e obra de Fernando Pernes foram reconhecidas pela presidência da República, quando Mário Soares lhe concedeu a Comenda da Ordem de Mérito, e pela Câmara Municipal do Porto, através da atribuição da Medalha de Ouro da Cidade. Foi também distinguido em 2007 com o Prémio Seiva Trupe.
.
Faleceu no Porto no sábado, dia 02 de Outubro 2010, de pneumonia, e foi sepultado hoje, 04 de Outubro, em Ramalde.

Sem comentários: