90 - AC - 09
Foi inaugurada em Seia no passado sábado, dia 3 de Julho, feriado municipal (1), uma importante exposição (quase) retrospectiva de Acácio de Carvalho, com obras representativas de diversas fases da sua carreira artística.
A exposição é dominada por trabalhos de grande dimensão, que recordam e explicitam a correspondência entre a produção plástica (para não reduzirmos o interesse da mostra à pintura) de Acácio de Carvalho e a cenografia. Em certo sentido, o "quadro" já é uma cena, mas a preferência pelas grandes dimensões revela a preocupação do artista em transformar a parte em todo, o pequeno em enorme, simplificando as evidências, focando o sentido da imagem, fixando o símbolo - ou já a sua interpretação teatral, o lugar teatralizado do símbolo, a face dramática da convenção: nas abordagens mais realistas, onde não falta o "trompe l'oeil" da perspectiva, como nos trabalhos mais expressionistas ou já nas incursões abstractas. Os seus trabalhos mais recentes, como que produto de experiências acumuladas ou já a consecução de uma transversalidade que unifica a sua obra, combinam todos estas preocupações em jeito de súmula desconstrutiva. As obras em resina, decalcando a realidade à escala natural (tampas de saneamento, portas, ...) exaltam uma cenografia absurda centrada no objecto que resume o cenário representando não só o ambiente da cena mas o próprio sentido da estória; não só o elemento poético da paisagem mas a própria poesia da paisagem - ou o mundo ainda em peças, para montar e desmontar em todos os palcos possíveis.
Esta exposição de Acácio de Carvalho é um momento único da história da Casa Muncipal da Cultura de Seia e representa uma viragem na exigência de qualidade da sua programação.
.
.
.
Mário Jorge Branquinho, Manuela Bronze e Acácio de Carvalho
Sérgio Reis, Manuela Bronze, Acácio de Carvalho
.
Sérgio Reis, Manuela Bronze, Acácio de Carvalho
.
Vista parcial da exposição
.
90-AC-09 na imprensa regional:
.
.
No dia 3 de Julho, pelas 15 horas, será inaugurada nas Galerias da Casa Municipal da Cultura de Seia a exposição “90 – AC – 09”, de Acácio Carvalho.
“90 – AC – 09” é uma exposição retrospectiva dos últimos 20 anos (1990-2009) de actividade artística de Acácio Carvalho, onde prevalece a relação do artista com o teatro, marcada pelo diálogo fértil entre a pintura e a criação cenográfica. As suas telas assumem o estatuto de fragmentos cenográficos, remetendo para uma dramaturgia que o artista situa em Samuel Beckett ou Eugène lonesco, dois autores unidos pelo conceito de teatro do absurdo.
A exposição integra-se nas comemorações do 3 de Julho, Feriado Municipal, e decorre até final de Agosto, de segunda a sexta-feira das 10 às 18 Horas.
_____________
_____________
(1) - A 3 de Julho de 1986, na sua reunião plenária, a Assembleia da República aprovou o projecto de Lei de elevação de Seia (Nº 45/IV) à categoria de Cidade, apresentado pelo então deputado Jorge Correia a 20 de Novembro de 1985.
Fonte:
Casa Municipal da Cultura
Casa Municipal da Cultura
Sem comentários:
Enviar um comentário