domingo, 25 de abril de 2010

Retrospectiva de Nadir Afonso no Porto

Exposição assinala os 90 anos do pintor flaviense

"Nadir Afonso. Sem Limites" - Museu Nacional Soares dos Reis, Porto, 22 de Abril a 13 de Junho.

(Re)ver entrevista ao programa “Cartaz das Artes” – SIC Notícias, em 2009


Encontra-se patente até 13 de Junho, no Museu Nacional Soares dos Reis, Porto, a primeira parte da exposição retrospectiva de Nadir Afonso (n. 1920, Chaves), intitulada “Nadir Afonso Sem Limites”. A iniciativa do Museu do Chiado, em articulação com o Museu Soares dos Reis, assinala os 90 anos de idade do pintor-arquitecto.

Nadir Afonso queria seguir Pintura mas terá sido aconselhado a matricular-se em Arquitectura (Escola Superior de Belas Artes do Porto), uma actividade que desenvolveu sem muito agrado, de acordo com depoimentos do próprio, em Portugal, França e Brasil.

Participou em todas as exposições do Grupo dos Independentes até 1946, ano em que parte para Paris. Aí, trabalhou com Le Corbusier e estudou pintura na École des Beaux-Arts e conheceu diversos pintores de renome, chegando a utilizar o atelier de Fernand Léger. No início dos anos 50, ruma ao Brasil, onde foi colaborador de Oscar Niemeyer durante dois anos, regressando depois a Paris para acompanhar o movimento da Arte Cinética.

Em 1965, abandonou a arquitectura e passou a dedicar-se exclusivamente à pintura.

A exposição “Nadir Afonso Sem Limites” marca os 90 anos do pintor e dá a conhecer o seu percurso artístico e obra entre 1930 e 1960 e segue depois para o Museu do Chiado, em Lisboa, de 23 de Junho a 3 de Outubro.

Nadir Afonso - "Vera Cruz"

Sem comentários: