domingo, 6 de dezembro de 2009

AGIR.GIRAR.ARTE

O Grande Prémio AGIRARTE/Prémio Município de Oliveira do Hospital é atribuído desde 2005.

.


AGIR. GIRAR. ARTE

O conceito diferente de levar a Arte a despontar e manifestar-se nos mais diversos espaços públicos do quotidiano da cidade, como Cafés, Bares, Restaurantes, Bancos, Hospital, manteve-se constante ao longo das 12 edições do AGIRARTE - Festival de Artes Plásticas de Oliveira do Hospital.


O AGIRARTE (AGIR, GIRAR ao encontro da ARTE) é uma iniciativa da OH s.21, Associação Cultural e Multimédia de Oliveira do Hospital, criada em 1998 para dinamizar o panorama cultural da cidade mais interior do distrito de Coimbra. Este Festival de Artes foi ganhando importância e prestígio na região Centro, com um nível qualitativo elevado e variedade de artistas participantes e obras em exposição, nas áreas da Pintura, Escultura, Gravura, Serigrafia, Desenho, Fotografia, Instalação. No conjunto das actividades geradas pelo Agirarte, há a referir o Agirarte Júnior e as extensões de Góis e de Tábua do Agirarte, que prolongam em Janeiro a iniciativa tradicionalmente realizada no mês de Dezembro.

Em 2005, foi criado o Grande Prémio AGIRARTE, para incentivar a participação e promover a qualidade da mostra através da competitividade. A partir do ano seguinte, o prémio passou a ser patrocinado pela Câmara Municipal e recebeu a designação de Prémio Município de Oliveira do Hospital. As obras concorrentes passaram a integrar uma exposição colectiva na Casa Municipal da Cultura.

A artista nortenha Florentina Resende (Matosinhos, 1950) foi a vencedora em 2005, com a obra “Passagem pelo Azul”. Em 2006, João Viola foi o escolhido, com a obra “Sintonia”. Em 2008, o prémio foi para Henrique do Vale (Malange, Angola, 1959), pela obra "Guarda do Vinho" - reproduzida no cartaz e catálogo de 2009. O premiado da Agirarte 12, que começou no dia 5 de Dezembro de 2009, sou eu.

O prémio foi anunciado na cerimónia de abertura, pela vereadora da cultura, Maria da Graça Brito Silva, após intervenções de Luís Antero, presidente da OH s.21, e de Manuel Machado.


Participei em quatro das cinco primeiras edições do Agirarte (1998 a 2002) e integrei o júri do Prémio em 2006. Este ano, resolvi regressar ao Festival e enviei dois trabalhos, um dos quais para o concurso. A outra tela encontra-se exposta no Café Portugal.

A distinção possui para mim um grande significado afectivo, já que residi em Oliveira do Hospital durante o ano lectivo de 1989-90, leccionei na Escola Secundária durante quase uma década e na EPTOLIVA. Dinamizei algumas actividades na Casa da Cultura Dr. César de Oliveira, a partir da Escola Secundária de Oliveira do Hospital e de Seia (exposição itinerante do Prémio Nacional de Desenho Tavares Correia, 1996), para além de ter aí participado em várias exposições colectivas de artes plásticas.

A Agirarte 12 decorre até 31 de Dezembro e reúne, este ano, obras de Anselmo Coelho, Carolina Caixeiro, Fátima Rodrigues, Henrique do Vale, Josefina Miranda, Marianne Velzeboer, Paulo Dias, Renato Simões, Sérgio Reis e fotografia de Vera Marmelo.




Abertura oficial da AGIRARTE 12

Sem comentários: