sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Publicidade desenganada


 
Vincent Van Gogh, “Girassóis” (“Doze Girassóis Numa Jarra”, agosto de 1888)

Acompanhando os tempos, a publicidade aos eventos artísticos faz-se cada vez com mais impacto.

Depois da já célebre Mob num centro comercial de Amsterdão anunciando a reabertura do Rijksmuseum, uma exposição de réplicas de quadros célebres de Van Gogh  foi anunciada ASSIM com uma enorme reprodução do quadro “Girassóis” na escadaria de um centro comercial de Hong Kong, onde decorre a exposição.

A ideia não é original, lembra o que o artista francês JR fez na escadaria do Morro da Providência, no Rio de Janeiro, que ficou ASSIM, mas tanto a Mob quanto o poster dos  "Girassóis” às fatias, têm em comum os holandeses, museus holandeses e centros comerciais. Dá que pensar.

A exposição chinesa tem o apoio do Museu Van Gogh, de Amsterdão e, para além da réplica dos girassóis, estarão expostos até ao dia 4 de agosto obras como "Amendoeira em Flor" e "Boulevard de Clichy".

Mas em matéria de grandeza, os alemães continuam à frente. Em 2008, 500 admiradores da obra de Wassily Kandinsky, sobretudo estudantes das escolas locais, pintaram sobre as 8 mil pedras do pavimento da principal praça da cidade de Weilheim  (2100 m2) uma reprodução gigantesca de uma tela de Kandinsky – que retratou essa mesma praça em 1909. A parte mais desafiante e trabalhosa foi mesmo o projeto e os participantes limitaram-se a pintar a praça pedrinha por pedrinha, de acordo com o plano. E a praça ficou ASSIM, vista do ar.

Talvez por causa do bem sucedido “projeto Kandinsky” em Weilheim é que agora, em Portugal, a lei só autoriza graffiti em locais públicos… com projeto aprovado!

Wassily Kandinsky, "Weilheim-Marienplatz", 1909

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