A estória saltou para a comunicação social como pulga em cachorro, despertando razões e emoções. Vieram depois os juristas classificar como erro a apreensão dos livros e a PSP apressou-se a dar o feito por não feito com a maior desculpa de ser a imagem a reprodução de uma obra de arte.
O peculiar báculo de D. João Peculiar
Outra estória curiosa ocorrida igualmente em Braga tardou a saltar para as notícias. Em Agosto de 2007, causou polémica a estátua de um antigo bispo de Braga, D. João Peculiar (que coroou D. Afonso Henriques como primeiro rei de Portugal), a segurar um báculo com formas que lembravam um pénis. O embaraço foi tanto que nem a Câmara, nem a diocese nem a Junta de Freguesia quiseram assumir a propriedade da estátua, que foi retirada. O povo divertiu-se com o pormenor peculiar da estátua de D. João Peculiar, arquitectada por um tal "Escultor Raul Xavier" (?), que deve ter levado um belo puxão de orelhas dos autarcas e do clero.
"A Verdade Desvelada pelo Tempo" foi novamente velada por Berlusconi
Porém, como acontece com tudo, os portugueses (no caso, os de Braga) não são os piores. Em Agosto do ano passado, o primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, mandou retirar o quadro “A Verdade Desvelada pelo Tempo” de Giambattista Tiepolo da sede do governo italiano, em Roma, e substituiu-o por uma cópia em que a Verdade aparece com o seio tapado. Segundo explicou o porta-voz do primeiro-ministro italiano, o seio e o mamilo da Verdade apareciam mesmo no meio das imagens televisivas durante as conferências de Berlusconi, conhecido internacionalmente pelo seu pudor e rectidão, e de outros membros do seu governo de centro-direita. Comentando a decisão de Berlusconi, o director do Museu do Vaticano fez questão de sublinhar que “Temos mais nus que qualquer outro museu do mundo”.
Claro que há limites para tudo, e aí os Berlusconi de Braga poderão ter alguma razão. Basta ver que o site do Ministério da Cultura italiana abre com a imagem de Dafne, um nu de Gian Lorenzo Bernini (ver em http://www.beniculturali.gov.it/). Imagine-se se abrisse com "A Origem do Mundo", de Courbet.
Fontes: “Báculo fálico suscita polémica”, Jornal de Notícias, 26/08/2007; “Director do Museu do Vaticano repreende Berlusconi”, Diário de Notícias, 10/08/2008.
Sem comentários:
Enviar um comentário